Vela e Lamparina

As velas e as lamparinas que se acendem são símbolos do nosso espírito e da nossa alma, que devemos acender com a chama celeste. Quando os tivermos acendido, também poderemos acender outros espíritos e outras almas à nossa volta, tal como acontece nas igrejas na manhã de Páscoa. Cada fiel tem uma vela na mão; o sacerdote começa por acender um círio, o oficiante mais próximo, que o assiste, acende nele o seu; depois, um a seguir ao outro, cada fiel acende a sua vela na de quem está ao seu lado. Assim, dir-se-ia que o fogo, passando de mão em mão, está em andamento, até que a igreja fica cheia de uma imensidão de pequenas chamas. Numa Escola Iniciática, nós aprendemos a acender o nosso espírito e a nossa alma no fogo divino. E, depois de os termos acendido, alimentamos continuamente a sua chama, para que outros espíritos e outras almas possam vir acender-se também nesse fogo. MESTRE OMRAAM MIKHAËL AÏVANHOV

segunda-feira, 26 de março de 2018



O CONHECIMENTO DAS CAUSAS DOS SINTOMAS FÍSICOS – SUA IMPORTÂNCIA:


Tomar consciencia e aceder ao conhecimento sobre a forma como se relacionam os diferentes corpos de que é composto o corpo humano, é algo que nos torna responsáveis pela saúde do nosso corpo físico e da realidade que nos rodeia, enquanto manifestação da nossa realidade interior.

Centrando-nos na primeira vertente, que é a que interessa ao tema, já se referiu antes que os diferentes  corpos de que somos compostos, são manifestações de campos de energia com vibração distinta: “ (…)cada um dos diferentes corpos do homem permitem a realização de diferentes tipos de experiências e vivenciar diversas formas de consciência. O corpo físico permite experimentar diferentes impressões mecânicas e sensoriais; o corpo astral permite viver um leque alargado de emoções, sentimentos e paixões; e o corpo mental permite fazer a experiência da vida intelectual, de compreender o universo através do mundo do pensamento, das ideias, dos juízos, dos raciocínios.” – Maria Emília e José Caldas, no livro "Na Senda da Espiritualidade".
Imagem relacionada
No corpo físico opera-se a manifestação da energia que emana dos outros corpos subtis, sob a forma de sintomas, sendo os desequilíbrios físicos manifestações de tensões  e/ou bloqueios energéticos que têm origem nos corpos subtis.
Imagem relacionada

Na sua essência, os desequilíbrios físicos são manifestações da energia que emana das emoções, sentimentos e pensamentos, que nada mais são do que o reflexo da qualidade da nossa consciência, que comanda e se manifesta no(s) corpo(s).
O conhecimento dessa realidade pode ajudar-nos a encarar de uma forma mais compassiva as relações interpessoais conflituantes. Este é o desafio que gostaria de lançar: vamos identificar uma pessoa das nossas relações, de trabalho, familiar, amizade, aquele colega de trabalho ou chefe que por vezes criticamos por diversas razões e com quem a convivência por vezes não é a mais fácil e/ou pacífica. De que sofre ele? Se chegarmos à causa espiritual ou consciencial da sua doença, isso vai-nos ajudar nessa relação? Vamos tentar? E quem sabe encontrar aqui uma fórmula que nos ajude a concretizar melhor no dia-a-dia aquele princípio: " por hoje, seja gentil e trate com amor todo o Ser Vivo", mesmo aquele que às vezes a convivência é tão difícil pelo seu azedume com a vida, pelas suas prioridades fúteis ou pela raiva que expressa em cada gesto. De que sofre este companheiro de jornada? O que está na origem da sua doença, da sua raiva? Vamos tentar chegar-lhe à alma e procurar aí a causa dos sintomas que expressa na realidade e que se manifestam no corpo.
Marta Sobral



domingo, 25 de março de 2018

O ReiKi e a moda

Há muito quem queira ser iniciado em Reiki seja porque está na moda, seja porque julga ter encontrado “ali” a fórmula mágica para os seus problemas, seja porque julga ser um investimento no futuro (quem sabe se um dia ficará desempregado e tem uma fonte de rendimento), seja por tantas outras coisas que não importa, por agora, desbravar.

O importante, o cerne deste assunto é que os ardentemente desejosos de se iniciarem em Reiki estão convencidíssimos de que serão mestres do conhecimento. Pois não são!

Ser iniciado significa conhecer, trabalhar, crescer, evoluir, responsabilidade e humildade.

Não faço julgamentos, mas a verdade é que um verdadeiro iniciado só o é quando começa a expandir a sua consciência, quando vive em pleno e diariamente a sua iniciação. É fácil? Não. Leva tempo? Depende do ritmo de cada um, mas sim, leva sempre algum tempo.

O conhecimento é fundamental mas a vontade de o possuir vai crescendo na mesma proporção em que o vamos adquirindo. E quanto mais conhecemos mais vontade teremos de aprender. A inquietação de aprender vai moendo o nosso interior. À inquietação advém a tranquilidade da interiorização de que o Caminho faz-se aprendendo e apreendendo.

Façamos o Caminho serenamente, ao ritmo de cada um e na proporção exacta das nossas capacidades. Sem esmorecer e com convicção.

“Quando uma pessoa se dedica a transformar o seu mundo interior, a vida passa rapidamente da trivialidade para o reino do extraordinário”. In “O monge que vendeu o seu Ferrari”

A Árvore


quarta-feira, 21 de março de 2018

A Natureza convida-nos

P.: Recebido Amigo, podes desenvolver pf?  A.

P.: Mente do universo engloba as duas anteriores não é Jorge? A Mente alegre e a mente do cuidado são mais "mundanas" a do Universo mais tudo?Beijinho gosto dessa leveza boa de comunicar (sem deixar de ser importante)  Graça

Boa noite, 

Grato pelo carinho e pelas observações.
Sim amiga Graça, a mente do Universo engloba tudo. O Universo é mental, o próprio Universo é uma criação da mente do todo, segundo um dos sete princípios do Universo.
Pediram-me para desenvolver mais; tudo bem, mas será mais a minha forma de pensar, e todos nós temos uma diferente (todas válidas) é como ler um livro.
Então:
A natureza convida-nos  -  é um convite, e temos o livre arbítrio de aceitar ou não.
- A um compromisso com a vida  -   não uma obrigação, mas um envolvimento, ficarmos ligados ao coração do mundo
- Coração do mundo   -   uma porta demasiado estreita onde só entra  a pureza, não há espaço para mais nada.

Pureza é o espírito.
Mente alegre  -  beleza
Mente do cuidado  - desperta
Mente do Universo  - perfeição, absoluto
Universo  - versus uno, em direcção ao UM  -  Tai chi.

A todos, 

Jorge


terça-feira, 20 de março de 2018

Tudo começa com a sua Consciência




   Resultado de imagem para campo energetico do corpo humano 
     E como nada é por acaso, este fim-de-semana numa visita à Bertrand encontrei um livro, que estava em cima de uma mesa e cujo título de chamou logo à atenção: A Causa Interior – Psicologia dos Sintomas de A a Z, de Sir Martin Brofman.O Autor deste livro fala das causas interiores das doenças, com a autoridade inquestionável da sua experiência e exemplo, a quem lhe foi diagnosticado em 1975 um tumor terminal incurável, e começa por lembrar o seguinte, baseado na sua experiencia de cura:
      "Tudo começa com a sua consciência

Vejamos o que isso significa.

O leitor está lá dentro, dentro do seu corpo, a ver através dos seus olhos, e acontecem coisas à sua volta. É você quem decide o que pensar, o que sentir e como reagir a essas circunstâncias.

O “eu” que está a tomar decisões é aquilo a que estamos a chamar a sua consciência.

O modo como decide reagir – há sempre uma alternativa –pode proporcionar-lhe equilíbrio ou stresse. Quando provoca stresse, deixamos de estar em equilíbrio com a nossa consciência. Existe uma tensão na nossa consciência em relação a algo que se está a passar na nossa vida na altura. Se a tensão alcança certo nível de intensidade, pode resultar num sintoma a nível físico. O sintoma tem a sua própria linguagem e esta linguagem reflecte a noção de que nós conseguimos criar a nossa realidade e aponta para aquilo que considerarmos ser a causa interior do sintoma. (…) a determinado nível, o sintoma serviu um propósito positivo, na medida em que o ajudou a compreender-se a si mesmo e à sua reacção à vida. O sintoma era uma mensagem de uma parte mais profunda da sua consciência sobre a tensão que você sente em relação a uma situação na sua vida que precisava ser resolvida na altura.
Consciência - 1 →Campo de Energia - 2 →Corpo Físico

segunda-feira, 19 de março de 2018

Pensamento



O maior mistério do Universo é o ser humano.

Tudo começa e termina no altruísmo, que é a condição humana por excelência.

Façamos menos auto ajuda e mais altruísmo.

Todos nós temos um fundo falso mental, onde guardamos os pensamentos que não demonstramos.

Fundo mental:
No ser humano, é estar nele,
No animal, está mais abaixo,
No divino, está para além dele.



segunda-feira, 12 de março de 2018

A Lira de Sete Cordas


A Lira de Sete Cordas

Uma lenda conta que o profeta Orfeu recebeu do Deus Apolo uma lira de sete cordas com poderes mágicos. Quando ele cantava acompanhado desse instrumento, encantava os deuses e os homens, amansava as feras e até conseguia comover os rochedos.
Na realidade, nós já possuímos esta lira de sete cordas que fez sonhar tantos músicos e poetas. Sim, nós possuímo-la, pois cada um de nós é ele próprio essa lira. 
As sete cordas que a compõem representam os nossos sete corpos: físico, etérico, astral, mental, causal, búdico e átmico. Cada corda, cada corpo, possui a sua própria vibração e tem por função pôr-nos em comunicação com uma determinada região dos mundos visíveis e invisíveis e com os seus habitantes. 
Para podermos estabelecer uma relação harmoniosa com essas regiões, nós devemos trabalhar todos os dias sobre os nossos diferentes corpos, e esse trabalho chama-se purificação, iluminação, ressurreição.





Omraam Mikhaël Aïvanhov  (Blog Caminho do Coração, etiqueta Mestre Omraam Mikhaël Aïvanhov)  

domingo, 11 de março de 2018

Os Corpos









A Vibração e os Corpos





A vibração energética de cada corpo que integra o Corpo do Homem vai condicionar a qualidade da energia que, através dos chacras, captamos do exterior: energia física (luz, calor, som), extra física oriunda do planeta (energias dos solos, da água, do ar, da fauna, da flora … do Cosmos); de outras pessoas, fontes de energia, como as energias internas/pessoais ou que emanam da Consciência Pessoal (energias conscienciais).
Ao tomarmos consciência da forma como “Os Corpos do Corpo” se relacionam, influenciam e manifestam no Corpo Físico, percebemos que todo o mal-estar ou desequilíbrio que se manifesta no nosso corpo físico - desde uma doença até ao cansaço extremo - é proveniente da energia de baixa vibração que, através dos chacras, recebe:


  1. Dos corpos não-físicos e
  2. Das fontes de energia exteriores (em sintonia com a vibração pessoal)
    e que se manifesta no corpo físico: como sinais dos bloqueios energéticos, que nos impedem de alcançar a harmonia e equilíbrio do (s) corpo(s).


Conhecendo as causas emocionais/mentais/astrais das manifestações físicas que causam desarmonia (doença) no corpo físico, podemos, em última linha, conhecer os bloqueios energéticos que temos como Missão de Vida transmutar, para diluir a Densidade que carregamos em nós e que nos impede de elevar a nossa Vibração Pessoal, pois todo o bloqueio é algo que impede o fluxo de Energia Vital de fluir e de nos ligar aos corpos e dimensões superiores.



Conhecer os nossos corpos, como se comunicam e influenciam, é essencial para que possamos reclamar o domínio sobre o nosso Ser, tornando-nos responsáveis, não vítimas, da nossa realidade pessoal: interna (saúde) e externa (condições e desafios de vida).




O que é o Tai Chi Chuan?


O que é o Tai Chi Chuan?

Existe na Natureza uma energia criativa; dois sopros distintos o Yin e o Yang que num movimento pulsante se unem e fazem surgir todas as coisas na Natureza, incluindo o ser humano.

Esta energia no nosso corpo quando concentrada pode prolongar a nossa vida, se dispersada rapidamente o belo torna-se feio. O jovem fica velho, chega a doença e a morte. A vida do homem depende da concentração ou dispersão desta energia, e não lhe prestar atenção é não dar importância à vida.

O homem é um microcosmos – o céu fica na nossa cabeça e o baixo ventre é a nossa terra. Quando relaxamos, o sol na nossa cabeça desce e ilumina a nossa terra, isto é a união do Yin e Yang no nosso corpo.

O movimento da rotação da Terra constrói diariamente o frescor da vida nova, é como se a Terra estivesse a fazer Tai Chi Chuan. Nesta observação o homem aprende o caminho da espontaneidade.

Praticando Tai Chi Chuan diariamente, cultivamos a nossa natureza criadora ligamo-nos à mãe natureza, conservamos com naturalidade o Amor no coração e retornamos à pureza do ser, por isso o tai chi chuan é uma prática para o sentimento do Amor.
                                                                                       Mestre Liu Pai Lin

sábado, 10 de março de 2018

A Canção da Vida

                                           
    


                                                                    
A canção da vida



Ouve a canção da vida
A própria vida tem voz
E nunca está silenciosa.
Aprende dela
A lição da harmonia

 Sri Ram                         


quarta-feira, 7 de março de 2018

Os Corpos do Corpo Humano











 Os Corpos do Corpo Humano



Tudo o que é matéria tem uma vibração e com o Homem não é diferente, apresentando-se como um Ser Bio Energético, como um ser que não se esgota na biologia do corpo físico, mas antes como um Ser que é dotado de uma estrutura Bio+Energética e que só pode ser entendido na sua dimensão holística.
Citando Diane Stein, em “Reiki Essencial – Manual Completo sobre uma Antiga Arte de Cura”, Edições Pensamento:
Pessoas e animais são mais do que seres físicos. Temos um corpo físico imediatamente perceptivel pela visão e pelo toque, mas também temos três outros corpos. Esses corpos não-visíveis e não-físicos são níveis de energia constituídos de Ki, que dirigem o estado do corpo físico”.
Os corpos que constituem o Ser Humano são campos de energia
de diferente vibração e densidade,
comunicando entre si e interligando-se através de pontos energéticos que conhecemos como Chacras.
Enquanto Seres Energéticos, que emitem e recebem energia, tudo o que fazemos, sentimos e pensamos cria uma energia que emite uma vibração própria e que se manifesta no nosso interior (influenciando a nossa saúde) e no exterior (influenciando a realidade). Os nossos pensamentos (corpo mental) interferem com as nossas emoções (corpo emocional) e com o nosso bem-estar físico. E as nossas emoções vão interferir com os nossos pensamentos e com o nosso bem-estar físico. E o nosso campo astral vai interferir com as nossas emoções, com os nossos pensamentos e com o nosso bem-estar físico. Tudo culmina no físico.


Através dos pontos energéticos (chacras) a energia que cada corpo emite vai comunicar, manifestar-se e condicionar a qualidade do corpo seguinte e manifestar-se, em última linha, no físico.