Vela e Lamparina

As velas e as lamparinas que se acendem são símbolos do nosso espírito e da nossa alma, que devemos acender com a chama celeste. Quando os tivermos acendido, também poderemos acender outros espíritos e outras almas à nossa volta, tal como acontece nas igrejas na manhã de Páscoa. Cada fiel tem uma vela na mão; o sacerdote começa por acender um círio, o oficiante mais próximo, que o assiste, acende nele o seu; depois, um a seguir ao outro, cada fiel acende a sua vela na de quem está ao seu lado. Assim, dir-se-ia que o fogo, passando de mão em mão, está em andamento, até que a igreja fica cheia de uma imensidão de pequenas chamas. Numa Escola Iniciática, nós aprendemos a acender o nosso espírito e a nossa alma no fogo divino. E, depois de os termos acendido, alimentamos continuamente a sua chama, para que outros espíritos e outras almas possam vir acender-se também nesse fogo. MESTRE OMRAAM MIKHAËL AÏVANHOV

domingo, 24 de junho de 2018

O que têm em comum o Sol o Fogo e o S. João?




"A festa de São João tem lugar a 24 de junho. Está sob a proteção do Arcanjo Uriel, que preside ao verão. A tradição cristã, geralmente, só menciona três Arcanjos: Gabriel, Rafael e Miguel, que presidem às três festas cardeais: Gabriel, à do solstício do inverno; Rafael e Miguel, às dos equinócios da primavera e do outono, respetivamente. Por que é que ela nada diz sobre Uriel?... Uriel é um Arcanjo da luz, o seu nome significa: «Deus é a minha luz.»

No São João, que se situa no momento em que o Sol entra na constelação do Caranguejo, à noite acendem-se fogueiras no campo, pois esta é a festa do fogo, do calor que faz amadurecer todas as coisas. Durante o verão, tudo está em fogo. Este fogo é também o fogo do amor, do amor físico, sensual, essa energia formidável que fervilha nas criaturas. A festa do São João existe, pois, para lembrar ao discípulo que, para dominar o fogo das paixões, ele deve aprender a trabalhar com o fogo do amor divino e, assim, escapar ao fogo das paixões destruidoras."


Omraam Mikhaël Aïvanhov

Partilhado por Jorge Fernandes