Vela e Lamparina

As velas e as lamparinas que se acendem são símbolos do nosso espírito e da nossa alma, que devemos acender com a chama celeste. Quando os tivermos acendido, também poderemos acender outros espíritos e outras almas à nossa volta, tal como acontece nas igrejas na manhã de Páscoa. Cada fiel tem uma vela na mão; o sacerdote começa por acender um círio, o oficiante mais próximo, que o assiste, acende nele o seu; depois, um a seguir ao outro, cada fiel acende a sua vela na de quem está ao seu lado. Assim, dir-se-ia que o fogo, passando de mão em mão, está em andamento, até que a igreja fica cheia de uma imensidão de pequenas chamas. Numa Escola Iniciática, nós aprendemos a acender o nosso espírito e a nossa alma no fogo divino. E, depois de os termos acendido, alimentamos continuamente a sua chama, para que outros espíritos e outras almas possam vir acender-se também nesse fogo. MESTRE OMRAAM MIKHAËL AÏVANHOV

sábado, 22 de dezembro de 2018






Inverno – elemento água

Tempo de abrandar e nos resguardarmos. Tempo de apreciar o ambiente de casa, a família e os amigos, procurando o conforto da lareira.
Precisamos aquecer e alimentar as energias Yang do corpo.
O sabor da época é o salgado, próprio dos alimentos mais calóricos e que nos regulam o peso.
Os órgãos associados são os rins e a bexiga que regulam os fluidos internos, incluindo a tensão arterial.
As fobias como medo de espaços fechados ou abertos e a ansiedade têm origem na disfunção dos rins.


Relógio biológico: 17.00 - 19.00


Os rins, os ossos e o sangue são prejudicados pelo medo; contrapomos com o sorriso interno.
Imagina um oceano azul e um fogo sob este oceano.
Visualiza uma luz azul evaporando-se do oceano, absorve a energia do mar e sorri para esta luz, para a bexiga, útero, ovários, próstata, testículos e rins.
Sente estes órgãos expandirem-se e permite que uma sensação de delicadeza e serenidade se estenda pelo corpo, especialmente em direcção ao fígado.










"Primavera, verão, outono e inverno... Estas quatro estações encontram-se na nossa vida. A primavera, com as suas primeiras folhas e as suas flores, passa muito depressa. O verão é borbulhante, agitado por paixões. Com o outono, tudo se apazigua; é o melhor período, aquele em que o homem, finalmente senhor de si mesmo, é capaz de dar frutos. O inverno, a estação do frio, do despojamento, aparentemente não é muito agradável; mas tudo depende do modo como as estações anteriores foram vividas.

É interessante estudar como se pode estabelecer uma correspondência entre as quatro estações e os quatro períodos da vida. A primavera é a infância, a vida que jorra, o crescimento; o verão é a adolescência, com a descoberta do amor; o outono é a maturidade, na qual, finalmente, a sabedoria se manifesta. Quanto ao inverno, é a velhice, que traz a verdade... Para muitos, infelizmente, a triste verdade, pois, no momento de deixarem a terra, já não podem ter ilusões. Portanto, é isto: a vida, o amor, a sabedoria e a verdade..."

Omraam Mikhaël Aïvanhov























segunda-feira, 29 de outubro de 2018

A Transmissão

A Transmissão

"No entanto, quando se inclinava sobre um doente em total concentração, adquiria a antiguidade de uma tartaruga; nessa altura era fácil acreditar que tinha muitos anos nas costas. Ela observava-o admirada enquanto ele examinava a urina dos seus pacientes num copo e, pelo cheiro e pela cor, era capaz de determinar males ocultos, ou quando estudava as pupilas com uma lente de aumento para deduzir o que faltava ou o que sobrava no organismo. Às vezes limitava-se o colocar as mãos sobre o ventre ou a cabeça do doente, fechava os olhos e dava a impressão de se perder num longo sonho.
- O que estavas a fazer? - perguntava-lhe depois Eliza.
- Sentia a sua dor e transmitia-lhe energia. A energia negativa provoca sofrimento e doenças, a energia positiva pode curar.
- E como é essa energia positiva, Tao?
- É como o amor: quente e luminosa."

in "A Filha da Fortuna", de Isabel Allende.

Partilhado por Elisabete Pinho

sábado, 13 de outubro de 2018

Outono - Elemento Metal

Imagem relacionada

Outono - elemento metal
Estação de mudança.
A mudança está no coração da matéria e é uma presença constante em todos os seres vivos. As folhas secam e caem e as sementes são lançadas à terra.

É uma época de contemplação.
O clima e a secura dão-nos tristeza e pesar. 


A cor associada ao elemento metal é o branco. No Oriente símbolo de morte e luto - Esta morte é vista como parte de um ciclo recorrente; impele a aceitação de uma limpeza saudável, um varrer do que está velho.

O sabor do Outono é o picante e os órgãos correspondentes a este elemento são os pulmões e intestino grosso, órgãos de eliminação.

Devemos substituir as refeições frias do Verão por refeições quentes e bem cozinhadas.

Os pulmões regulam o Chi, a respiração e a circulação da água no corpo, também controlam o tecido epidérmico. São o lar do instinto, o sentido que ajuda a detectar o perigo.

Relógio biológico: 


3.00 - 5.00 pulmão

5.00 - 7.00 intestino grosso

O pulmão e o intestino grosso adoecem com a tristeza, injustiça e decepção. Neutralizamos esta negatividade sorrindo para os respectivos órgãos.

Imaginemos a frescura da montanha e uma cor branca que irradia luz do pulmão para os rins.



Pesquisa, compilação, e orientação do ramo, Jorge Fernandes

terça-feira, 2 de outubro de 2018

Equilíbrio

Equilíbrio (harmonia) entre o Corpo Humano e a Energia

"O jovem aprendeu que o corpo humano se compõe de cinco elementos, madeira, fogo, terra, metal e água a que estão associados cinco planetas, cinco condições atmosféricas, cinco cores e cinco notas. Através da utilização adequada das plantas medicinais, acupunctura e ventosas, um bom médico podia prevenir e curar diversos males, e controlar a energia masculina, activa e leve, e a energia feminina, passiva e escura - yin e yang. No entanto, o objectivo dessa arte não era tanto eliminar doenças mas manter a harmonia. «Deves escolher os teus alimentos, orientar a tua cama e conduzir a tua meditação de acordo com a estação do ano e a direcção do vento. Dessa forma estarás sempre em consonância com o universo», aconselhava-o o mestre."

in "Filha da Fortuna", de Isabel Allende

Partilhado por Elisabete Pinho

quarta-feira, 26 de setembro de 2018

O Início

O Início 


Onde se inicia a nossa energia física que dá origem a toda a energia espiritual? Também pode ser ao contrário pois a Energia é dinâmica e emana das mais variadas fontes, sejam elas telúricas, mentais ou espirituais. Basta estarmos atentos e ouvirmos o nosso coração.

Omraam Mikhäel Aïvanhov, a propósito da Fonte Energética e do cuidado que devemos prestar ao nosso corpo encarnado e aos seus mais ínfimos "componentes", diz o seguinte:

"Vós procurais Deus... Mas Deus é infinitamente grande e não conseguireis chegar até Ele se não começardes por ocupar-vos do infinitamente pequeno. E o que é o infinitamente pequeno? A célula. O nosso corpo é feito de uma multidão de células e cada uma delas é uma entidade viva, uma pequena alma com a seu individualidade própria. Por isso, em vez de irdes em busca da imensidão, onde ireis perder-vos, concentrai-vos nesse povo que habita em vós.

Entre todos os exercícios que podeis fazer, um dos mais benéficos é o de vos concentrardes todos os dias nas vossas células. Pensai como purificá-las, fortalecê-las, iluminá-las, e sentireis que começais a tocar a Divindade que é, ela própria, pureza, força, luz."

Partilhado por Elisabete Pinho

segunda-feira, 24 de setembro de 2018

Que tipo de trabalho?


"Só por hoje, faça o seu trabalho honestamente"


Este é um dos princípios do Reiki. Foi certamente o que me deu mais "trabalho" porque não o compreendi logo à primeira.

Aí está: trabalho. Que tipo de trabalho?  

Sempre fui uma pessoa diligente, preocupada, focada em todos os aspetos da minha vida, pelo que, em consequência, estava a fazer um bom trabalho. 

Compreendi, de repente, como se de uma epifania se tratasse, que era o Trabalho de mudança interior, de mudança de perspectiva em relação a muitas situações da vida, a alteração do modo de compreender os outros e de me colocar no seu lugar, o abandono do julgamento dos outros, a perda de medo do que os outros pensavam de mim. Lenta e paulatinamente fui largando a mochila que me pesava nos ombros e iniciei o Caminho. 

Desconstruí aprendizagens antigas, coloquei-me questões, revoltei-me contra mim própria, fracassei. Todo o percurso de desconstrução é árduo. Crescer não é fácil, não é isto que dizemos aos jovens?

Também nós temos que fazer o nosso crescimento sob pena de estagnarmos na modorra e na tristeza da ignorância. É preciso alimentar o nosso "Chi" interior e expandi-lo na mesmíssima proporção em que expandimos o nosso intelecto e a nossa compaixão.

"Se a nossa existência se converter numa coisa passiva, que os outros estabelecem por nós, nunca conheceremos a liberdade de sermos nós mesmos nem os benefícios da peregrinação para o próprio centro.";

 "Peregrinar em direção a nós mesmos requer confrontarmo-nos na solidão com as nossas próprias contradições" e

 " Mas se soubermos ouvirmo-nos, encontraremos novamente o nosso caminho no nevoeiro" in  "A Cura Espiritual de Siddhartha - A Sabedoria de Hermann Hesse", de Allan Percy.

Partilhado por Elisabete Pinho 

quinta-feira, 20 de setembro de 2018

A sabedoria do silêncio interno


Boa noite

Por mero acaso, encontrei este texto Taoísta. É um ensinamento poderoso para nos educarmos e acalmarmos o nosso ego que, nestes tempos difíceis e desequilibrados, tem, constantemente, necessidade de se fazer notar.
É urgente aprendermos a preservar a nossa Energia e a focarmo-nos no que é verdadeiramente importante, sob pena de ficarmos exangues.

TAO – A Sabedoria do Silêncio Interno


1 - Pense no que vai dizer antes de abrir a boca. Seja breve e preciso, já que cada vez que deixa sair uma palavra, deixa sair uma parte do seu Chi (energia). Assim, aprenderá a desenvolver a arte de falar sem perder energia.

2 - Nunca faça promessas que não possa cumprir. Não se queixe, nem utilize palavras que projectem imagens negativas, porque se reproduzirá ao seu redor tudo o que tenha fabricado com as suas palavras carregadas de Chi.

3 - Se não tem nada de bom, verdadeiro e útil a dizer, é melhor não dizer nada. Aprenda a ser como um espelho: observe e reflicta a energia. O Universo é o melhor exemplo de um espelho que a natureza nos deu, porque aceita, sem condições, os nossos pensamentos, emoções, palavras e acções, e envia-nos o reflexo da nossa própria energia através das diferentes circunstâncias que se apresentam nas nossas vidas.

4 - Se se identifica com o êxito, terá êxito. Se se identifica com o fracasso, terá fracasso. Assim, podemos observar que as circunstâncias que vivemos são simplesmente manifestações externas do conteúdo da nossa conversa interna. Aprenda a ser como o universo, escutando e reflectindo a energia sem emoções densas e sem preconceitos.

5 - Porque, sendo como um espelho, com o poder mental tranquilo e em silêncio, sem lhe dar oportunidade de se impor com as suas opiniões pessoais, e evitando reacções emocionais excessivas, tem oportunidade de uma comunicação sincera e fluída.

6 - Não se dê demasiada importância, e seja humilde, pois quanto mais se mostra superior, inteligente e prepotente, mais se torna prisioneiro da sua própria imagem e vive num mundo de tensão e ilusões. Seja discreto, preserve a sua vida íntima. Desta forma, libertar-se-á da opinião dos outros e terá uma vida tranquila e benevolente, invisível, misteriosa, indefinível, insondável como o TAO.

7 - Não entre em competição com os demais, a terra que nos nutre dá-nos o necessário. Ajude o próximo a perceber as suas próprias virtudes e qualidades, a brilhar. O espírito competitivo faz com que o ego cresça e, inevitavelmente, crie conflitos. Tenha confiança em si mesmo. Preserve a sua paz interior, evitando entrar na provação e nas trapaças dos outros. Não se comprometa facilmente, agindo de maneira precipitada, sem ter consciência profunda da situação.

8 - Tenha um momento de silêncio interno para considerar tudo que se apresenta e só então tome uma decisão. Assim desenvolverá a confiança em si mesmo e a Sabedoria. Se realmente há algo que não sabe, ou para que não tenha resposta, aceite o fato. Não saber é muito incómodo para o ego, porque ele gosta de saber tudo, ter sempre razão e dar a sua opinião muito pessoal. Mas, na realidade, o ego nada sabe, simplesmente faz acreditar que sabe.

9 - Evite julgar ou criticar. O TAO é imparcial nos seus juízos: não critica ninguém, tem uma compaixão infinita e não conhece a dualidade. Cada vez que julga alguém, a única coisa que faz é expressar a sua opinião pessoal, e isso é uma perda de energia, é puro ruído. Julgar é uma maneira de esconder as nossas próprias fraquezas.

10 - O Sábio tolera tudo sem dizer uma palavra. Tudo o que o incomoda nos outros é uma projecção do que não venceu em si mesmo. Deixe que cada um resolva os seus problemas e concentre a sua energia na sua própria vida. Ocupe-se de si mesmo, não se defenda. Quando tenta defender-se, está a dar demasiada importância às palavras dos outros, a dar mais força à agressão deles.

11 - Se aceita não se defender, mostra que as opiniões dos demais não o afetam, que são simplesmente opiniões, e que não necessita de os convencer para ser feliz. O seu silêncio interno torna-o impassível. Faça uso regular do silêncio para educar o seu ego, que tem o mau costume de falar o tempo todo.

12 - Pratique a arte de não falar. Tome algumas horas para se abster de falar. Este é um exercício excelente para conhecer e aprender o universo do TAO ilimitado, em vez de tentar explicar o que é o TAO. Progressivamente desenvolverá a arte de falar sem falar, e a sua verdadeira natureza interna substituirá a sua personalidade artificial, deixando aparecer a luz do seu coração e o poder da sabedoria do silêncio.

Graças a essa força, atrairá para si tudo o que necessita para a sua própria realização e completa libertação. Porém, tem que ter cuidado para que o ego não se infiltre… O Poder permanece quando o ego se mantém tranquilo e em silêncio. Se o ego se impõe e abusa desse Poder, este converter-se-á num veneno, que o envenenará rapidamente.

Fique em silêncio, cultive o seu próprio poder interno. Respeite a vida de tudo o que existe no mundo. Não force, manipule ou controle o próximo.
Converta-se no seu próprio Mestre e deixe os demais serem o que têm a capacidade de ser. Por outras palavras, viva seguindo a via sagrada do TAO."

(Texto Taoísta)


Partilhado por Elisabete Pinho

terça-feira, 18 de setembro de 2018

Pensamento

Boa noite

Pensamento de 18 de setembro: 

"Há imensas pessoas que, quando, se vêem subitamente mergulhadas em situações complicadas, tomam consciência da sua ignorância, da sua fraqueza, e dizem para si próprias:"Se eu soubera!...". Elas poderiam ter sabido, pois, em certo momento, foram-lhes dadas todas as condições para aprenderem, para se exercitarem, para se reforçarem. Mas elas negligenciaram essas condições, achavam que a vida espiritual exige muitos esforços, e houve outras actividades, outras preocupações, que, naquele momento, lhes pareceram mais importantes... Por isso, agora estão num impasse.
Vós perguntareis: "E se nós deixarmos passar essas boas condições, será demasiado tarde para remediar a situação?" Não, nunca é demasiado tarde, o caminho da vida é longo, infinito, e ser-vos-ão dadas outras condições, nesta existência ou numa próxima. Por isso,procurai não as deixar passar, para não dizerdes, mais uma vez: "Se eu soubera!...". 
de "Omraam Mikhaël Aïvanhov

Partilhado por Elisabete Pinho

quinta-feira, 6 de setembro de 2018

VERÃO TARDIO - ELEMENTO TERRA


Imagem relacionada


Verão tardio – elemento terra


Tempo de colheita e armazenamento.

Os animais armazenam alimentos nesta época – quer no solo, quer nos próprios corpos, como gordura.

Os órgãos associados com o elemento terra são o estômago, o baço e pâncreas. Órgãos de digestão ou como dizem os chineses de putrefacção, de transformação e transporte, fazendo mover o alimento vital que é o Chi. 

O sabor é o doce, próprio dos alimentos maduros.

Nesta altura do ano as forças naturais de luz (yang) e escuridão (yin) estão mais próximas, equilibradas de harmonia e paz, dando-nos estabilidade e calma enquanto o Outono se aproxima.

Relógio biológico: 7.00 – 9.00 (estômago)

9.00 – 11.00 (baço, pâncreas)

Tomamos o café da manhã nesta hora em que a energia do estômago está no auge.

O baço e o pâncreas adoecem com as preocupações e indecisões. Neutralizamos esta energia negativa sorrindo para este órgãos.

Imaginemos os raios do Sol alto do fim de verão enchendo estes órgãos e irradiemos calma para os pulmões.



Pesquisa, compilação, e orientação do ramo,  Jorge Fernandes

segunda-feira, 3 de setembro de 2018

Aplicar o conhecimento

Aplicar o conhecimento

" A sabedoria é conseguida muito lentamente. 

A razão é que o conhecimento intelectual facilmente adquirido deve ser transformado em conhecimento emocional ou subconsciente.

Uma vez formado torna-se permanente.

A prática comportamental é o catalisador necessário para esta reacção. Sem acção o conceito irá definhar para em seguida desaparecer.

O conhecimento teórico sem uma aplicação prática não é suficiente.

Presentemente  o equilíbrio e a harmonia são negligenciados e no entanto representam as bases da sabedoria. Tudo é feito em excesso.

As pessoas têm peso a mais porque comem demasiado, 
Os atletas negligenciam  aspectos de si mesmos e dos outros porque estão sempre a testar os seus limites.

As pessoas parecem extraordinariamente mesquinhas. 
Bebem demasiado, fumam demasiado, divertem-se demasiado. 
Existem demasiados pensamentos do tipo preto ou branco. Tudo ou nada.

Não é isto que encontramos na natureza. "



                                                                                           Dr. Brian Weiss

Partilhado por Jorge Fernandes

segunda-feira, 6 de agosto de 2018

CONSCIÊNCIA – O ALINHAMENTO DO INDIVÍDUO COM A FONTE CRIATIVA


CONSCIÊNCIA – O ALINHAMENTO DO INDIVÍDUO COM A FONTE CRIATIVA

 Eu sou o que sou. Multidimensional.

Uma parte de cada simples ser humano, além daquilo que se pode ver, tem muitas dimensões.

É lá que ocorrerá a evolução da Humanidade.
O alinhamento entre você e a Fonte Criativa criará uma mudança multidimensional em você.

Alguém que começa a considerar-se multidimensional eleva-se no seu intelecto, na sua intuição e aí todas as coisas se tornam realidade.” Kryon.

Quando tomamos Consciência da nossa natureza dimensional, de que somos parte da Fonte Criadora e uma forma desta se manter continuamente plena e viva no Universo, obrigatoriamente mudamos a percepção sobre nós e o nosso corpo. Este deixa de ser apenas e tão só matéria, o corpo físico, que se manifesta na realidade física, para passar a ser um todo, composto pelo outros corpos subtis, cada um com a frequência energética que nos permite habitar nas diferentes dimensões da realidade.

Aproveitem este vídeo. Como podem ouvir durante a sua visualização, se não acreditarem na forma, na canalização, concentrem-se no fundamental, nas palavras e sintam-se profundamente amados pelo Universo de que somos uma estrela cadente.


Partilhado por Marta Sobral



quarta-feira, 18 de julho de 2018

O Caminho do Coração: A meu ver - Sobre Gnose - Anabela Queirós

Anabela que maravilha , adorei essa suavidade quase como um sussurro vindo de dentro ( como referes ) , vindo da alma

Beijinho

Graça


segunda-feira, 16 de julho de 2018

Verão - Elemento Fogo



Verão - Elemento fogo:

Os órgãos associados ao elemento fogo são o coração e intestino delgado que dizem respeito à circulação e absorção de alimentos.

Saladas, frutos e sumos que no Inverno consumimos com moderação, são abundantes nesta época; excelentes dinamizadores e de fácil absorção.

O sabor do Verão é o amargo que ajuda a equilibrar o excesso Yang do meio ambiente.



O espírito habita em duas residências, no coração e na cabeça (terceiro olho). No coração equilibra os sentimentos e expressa-os honestamente, na cabeça discerne e está ciente dos acontecimentos da vida.


O chakra cardíaco influencia o sistema imunológico, o sistema endócrino e o sistema respiratório.

O nível de energia cardíaca em equilíbrio induz um estado de serenidade e generosidade em que se pode dar e receber Amor.


relógio biológico: (11.00 - 13.00)
Momento certo para fazer uma pausa.


O coração e o intestino delgado são prejudicados pela pressa, impaciência e ódio; neutralizamos esta energia negativa sorrindo para estes órgãos.

Imagina um pôr de sol sobre o oceano, uma luz vermelha e alegria, permite expandir essa luz e irradia-a para o estômago, baço e pâncreas.


Pesquisa, compilação, e orientação do ramo, Jorge Fernandes

domingo, 1 de julho de 2018

Escolhas




"O efeito do nosso estilo de vida e das escolhas do passado sobre o peso das probabilidades de nossas escolhas futuras também empresta certa verdade limitada às alegações sociológicas e psicológicas de que nosso histórico, nosso ambiente ou nossos contactos influenciam nossas escolhas. Mas isso é muito diferente de dizer que eles determinam tais escolhas. Somos sempre livres para decidir contra o peso das probabilidades, fazer escolhas que despendem mais energia, e esta liberdade nos torna responsáveis." 


in "O Ser Quântico", de Danah Zohar


Partilhado por Elisabete Pinho

domingo, 24 de junho de 2018

O que têm em comum o Sol o Fogo e o S. João?




"A festa de São João tem lugar a 24 de junho. Está sob a proteção do Arcanjo Uriel, que preside ao verão. A tradição cristã, geralmente, só menciona três Arcanjos: Gabriel, Rafael e Miguel, que presidem às três festas cardeais: Gabriel, à do solstício do inverno; Rafael e Miguel, às dos equinócios da primavera e do outono, respetivamente. Por que é que ela nada diz sobre Uriel?... Uriel é um Arcanjo da luz, o seu nome significa: «Deus é a minha luz.»

No São João, que se situa no momento em que o Sol entra na constelação do Caranguejo, à noite acendem-se fogueiras no campo, pois esta é a festa do fogo, do calor que faz amadurecer todas as coisas. Durante o verão, tudo está em fogo. Este fogo é também o fogo do amor, do amor físico, sensual, essa energia formidável que fervilha nas criaturas. A festa do São João existe, pois, para lembrar ao discípulo que, para dominar o fogo das paixões, ele deve aprender a trabalhar com o fogo do amor divino e, assim, escapar ao fogo das paixões destruidoras."


Omraam Mikhaël Aïvanhov

Partilhado por Jorge Fernandes

terça-feira, 19 de junho de 2018

Kundalini - Os sinais do despertar (II)


"Sobre o tema Kundalini e como já deve ter reparado é algo tão natural como o próprio nascimento, aliás é um re_nascimento, e para que ocorra, e da forma correcta, apenas devemos constituir as melhores condições para tal e estas são essencialmente, conhecimento + integração do mesmo = a expansão da consciência evolutiva (Crística), e o "parto" começa a acontecer."
Maria Adelina

Como refere a nossa querida Mestra Maria Adelina, a energia Kundalini tendo estado sempre dentro de nós , desperta naturalmente se no nosso percurso procurarmos o conhecimento do todo, o integrarmos na forma como vivemos neste plano, tendo sempre como base o amor incondicional como forma de evolução, de expansão da nossa consciência.

Esta é a forma correta da Kundalini despertar, naturalmente acompanhando um processo de aprendizagem e de crescimento que a faz "querer emergir" neste processo de união das dualidades do mundo que também residem em nós e por consequência na expansão da nossa consciência cósmica - a integração no todo.

A questão por vezes é que a energia Kundalini é forçada a despertar na ânsia de obtermos a tal expansão e clarividência, na ânsia de uma pseudo -evolução, "instantânea" sem interiorização, sem a prática , sem o entendimento do mais importante. A Kundalini não deve ser forçada a despertar sem que estejamos preparados, pois tudo o  que esta potencia poderá ser perigoso  se mal utilizado, existem até registo de casos em que esta pode provocar danos mentais e psíquicos graves á própria pessoa, e desvios comportamentais que podem ferir os outros e o próprio de forma muito intensa provocando violência e loucura.

Por vezes o emergir da Kundalini dá-se involuntariamente devido a uma situação emocionalmente mais forte ou traumática sem que verdadeiramente se consiga explicar o porque desse emergir. Também aí é fundamental uma orientação para que esta energia seja percepcionada da melhor forma.

O yoga Kundalini é uma prática espiritual, física, e mesmo uma filosofia de vida que permite esse despertar da energia aparentemente da forma mais correta, mas o que realmente conta é a intenção que cada um tem nesta prática, sendo que até aqui, muitas vezes poderá haver "abusos" na tentativa de "manipulação" da Kundalini pela própria pessoa, o que geralmente corre muito mal.

É importante como tudo na nossa existência que deixemos emergir naturalmente esta energia que nasceu connosco e habita em nós, e como sabemos reconhecer os sinais desse despertar ? como ele se processa na verdade ?

Boas perguntas para a próxima partilha

Muita luz

Pesquisa, compilação, e orientação do ramo, Graça Amorim






domingo, 17 de junho de 2018

Uma Valiosa Disciplina

Trabalhar com os princípios de Reiki é adoptar um aspecto normal de vida e uma valiosa disciplina psicossomática.

Só por hoje viver no presente: 
O tempo que dedicamos à nossa vida, faz dela especial.

Só por hoje não se zangue:
A ira é das emoções mais destrutivas e há tendência a utilizá-la com os que nos são próximos, de tal forma que magoa-nos tanto como a eles.
A raiva é uma resposta habitual que se desenvolveu  durante muitos anos, daí a dificuldade em quebrar o ciclo.

Utilizemos Reiki e meditação para desenvolver o perdão por nós e pelos outros.

Só por hoje não se preocupe:
A preocupação está associada ao medo (do desconhecido). É uma resposta a algo que pode ocorrer, mas quase sempre não acontece.
Enquanto lutamos e nos debatemos para controlar uma situação, estamos somente a criar um ciclo de energia que piora as coisas - o que resiste, persiste.

Utilizemos Reiki e meditação para alcançar um estado mental menos ansioso e mais positivo

Só por hoje seja grato:
Apreciemos o que temos e demos graças pelas bênçãos que recebemos.
O  mundo é um lugar maravilhoso para viver uma experiência física.

Utilizemos Reiki e meditação para desenvolver a gratidão, confiar na abundância do Universo.

Só por hoje seja honesto:
Honestos em todos os trabalhos, e tarefas no nosso auto tratamento 
Prestemos homenagem a nós próprios mesmo pelas tarefas mais simples, como cozinhar ou cortar a relva do jardim.

Utilizemos Reiki e meditação para descobrir o nosso objectivo de vida e viver o que amamos.

Só por hoje seja gentil com os outros:
Todas as pessoas com que interagimos na nossa vida são nossos professores, quer gostemos ou não deles.

Utilizemos Reiki e meditação para nos ligarmos às pessoas que são importantes nas nossas vidas, para curar mágoas e mal entendidos do passado e permear a comunicação no futuro.


Partilhado por Jorge Fernandes

terça-feira, 12 de junho de 2018

Felicidade é amar cada segundo da vida e, "Ser um Eterno Aprendiz"



Chacras, peças Fundamentais do complexo Sistema que somos



Os Chakras são os pontos fulcrais de entrada de energia, que “alimentam “o nosso corpo e as suas muitas funções, distribuído ao longo de um canal central, o Tubo Prana ou Canal Prana, conforme a sua função e dimensionalidade, a sua frequência correspondente.
 Como o tronco das árvores, o Tubo Prana é a nossa ligação constante com a Terra, Gaia, a nossa raiz e ligação ao físico, e ao Cosmos, a nossa ligação com a espiritualidade. É a nossa multidimensionalidade. Como um enraizamento energético, que se estende em ambas as direcções e se subdivide em imensos meridianos por todo o corpo físico e energético, este canal surge de um ponto central, a Singularidade, de onde toda a Criação, o Universo e o corpo humano se expandem, mantendo-se em constante ligação com a Fonte.

Pesquisa, compilação, e orientação do ramo, Eduarda Figueiredo


Kundalini o Despertar (I)


Kundalini o Despertar

A Energia Kundalini é algo muito especial que reside em nós e poderá transformar-nos em alguém melhor; se bem canalizada, contribui para a nossa expansão e consciência do todo sagrado, caminho que só é possível através do amor incondicional e que deve despertar espontaneamente.

Aqui seguem uma série de questões que poderão servir como um caminho a seguir neste estudo.

Questões:
Como desperta esta energia?
Como flui, como se dá a sua interacção com os chakras?
O que é a dualidade que a energia Kundalini une , como se caracteriza e se manifesta no nosso corpo físico, emoções etc..
Que efeitos tem sobre os nossos diversos corpos: físico, espiritual, etc..
De que forma percepcionamos o mundo que nos rodeia: natureza, humanidade após o seu despertar?
Energia Kundalini e o Reiki – qual a ligação?
E uma imagem que permite visualizar o despertar e o percurso da Kundalini 

Pesquisa, compilação, e orientação do ramo, Graça Amorim



segunda-feira, 4 de junho de 2018

A Saúde e as Emoções



A Saúde e as Emoções



"Qual adoece primeiro: o corpo ou a alma?
A alma não pode adoecer, porque é o que há de  perfeito em ti, a alma evolui, aprende. Na realidade, boa parte das enfermidades são exatamente o contrário: são a resistência do corpo emocional e mental à alma.
Quando nossa personalidade resiste aos desígnios da alma, adoecemos.



Resultado de imagem para flor de lotus

Pode nos dar algum conselho para alcançarmos o amor verdadeiro?
Somente a verdade.
Confia na verdade; não tens que ser como a princesa dos sonhos do outro, não tens que ser nem mais nem menos do que és.
Tens um direito sagrado, que é o direito de errar; tens outro, que é o direito de perdoar, porque o erro é teu mestre.
Ama-te, sê sincero contigo mesmo e leva-te em consideração.
 Se tu não te queres, não vais encontrar  ninguém que possa te querer.
Amor produz amor.
Se te amas, vais encontrar amor. Se não, vazio.

Porém nunca busques migalhas, isso é indigno de ti".



excerto da entrevista do Dr. Jorge Carvajal, médico cirurgião da  Universidade de Andaluzia, Espanha, pioneiro da Medicina Bioenergética, de 10 de março de 2009, no Blog http://portograal.no.comunidades.net/, etiqueta "Saúde e Emoções".


Pesquisa, compilação, e orientação do ramo, Marta Sobral

domingo, 3 de junho de 2018

domingo, 27 de maio de 2018

A Felicidade, o Bem e o Mal


A Felicidade, o Bem  e o Mal


Acredito que assim será:


    "A Felicidade dos bons Espíritos certamente consiste em conhecer cada vez mais, não ter nem ódio, nem ciúme, nem inveja, nem qualquer das paixões que fazem a infelicidade dos homens. Eles não experimentam nem as necessidades, nem os sofrimentos, nem as angústias da vida material, e isto por si só já é sinónimo de grande felicidade".

e

   "Chegará o tempo em que na Terra, o bem prevalecerá sobre o mal. Os bons Espíritos encarnados na Terra serão cada vez mais numerosos e pela lei da afinidade mútua e Interação Psíquica, atrairão cada vez mais bons Espíritos para a Terra afastando os maus Espíritos. A grande transformação da Humanidade se fará então pela encarnação progressiva de Espíritos melhores, que originarão na Terra uma geração muito mais evoluída que a atual."

in a Física dos Espíritos, de Fran de Aquino

Partilhado por Elisabete Pinho

Com a dificuldade atingir a facilidade



Meditação taoísta (com a dificuldade atingir a facilidade)

Envolve a contemplação directa da natureza.
A mente livre de pensamentos, reconhece-se como parte do mundo natural, não como um ser superior com o direito a explorar e a destruir, mas como elemento inerente ao mistério divino e inseparável do Tao, que é a consciência que penetra em todo o lado.

O espaço
Quando estiveres a meditar, descompromete-te. 
Quando passares à sala de meditação descalça-te, pois estás a caminhar em solo sagrado. Tira os sapatos e tudo aquilo que te preocupa, entra desocupado.
Arranja um lugar (melhor perto da natureza), um cantinho especial para meditar e esse lugar tornar-se-á meditativo porque toda a espécie de acto cria a sua própria vibração.

Conforto
Utiliza uma postura em que possas esquecer o teu corpo. 
Se não estás confortável no teu corpo não podes aspirar a outras bênçãos que pertencem a outras camadas mais profundas – falhada a primeira camada, todas as outras falham. Se queres ser feliz então começa logo no início, começa a meditar a partir do ponto mais fácil.


Os três elementos essenciais
Existem vários métodos de meditação, eles diferem na sua constituição mas os seus fundamentos são: descontracção, observação e uma atitude de não julgamento, então muito lentamente desce sobre ti um grande silêncio.

Sê divertido
Para milhões de pessoas a meditação é vista como uma coisa muito séria, muito obscura que comporta algo de eclesiástico, é visto como se fosse para pessoas tristes.
Um individuo meditativo é divertido, para ele a vida é uma brincadeira; ele desfruta-a.

Aprecia a inconsciência
Enquanto estás consciente desfruta; enquanto estás inconsciente desfruta, nada está errado.

Sê paciente
Não tenhas pressa. Lanças-te a semente, agora espera, senta-te e observa o que acontece. 
A semente vai abrir, vai florir.

Pesquisa, compilação, e orientação do ramo, Jorge Fernandes

domingo, 20 de maio de 2018

CORPO MENTAL

CORPO MENTAL





AS FORMAS-PENSAMENTO:

São projecções da energia do CORPO MENTAL que se manifestam no exterior, tomando uma forma própria de acordo com a energia que emitem e atraem situações ou circunstâncias externas (circunstâncias da matéria, pessoas, acontecimentos, etc…  em harmonia com a vibração do corpo mental que as emite).


“Dessa maneira, temos uma forma de pensamento pura e simples, uma entidade vivente, de uma atividade intensa, criada por uma idéia que lhe deu nascimento. Se essa forma é constituída pela matéria mais sutil, será tão poderosa quanto enérgica, e poderá, sob a direção de uma vontade definida, equilibrada e firme, desempenhar um papel de alta transcendência.

Formas de pensamento são causadas pelo pensamento atuante que gera uma forma. Essa forma passa a ser uma energia acoplada ao campo energético. Quando combinadas com a projeção das emoções interiores tendem a se potencializar e se vitalizar como entidades pensantes. Ocorrem normalmente na região dos chacras principais. Se instalam na aura da pessoa, exercendo forte influência em seu modo de agir e atrair acontecimentos”.

In . http://www.luzdaserra.com.br/entendendo-as-formas-de-pensamento.

 qualidade do nosso CAMPO ENERGÉTICO, como nos ensina a FÍSICA QUÂNTICA, é determinante para criarmos e atrairmos as circunstâncias da realidade que nos rodeia, bem como para nos defendermos das Energias Inter-Pessoais, ou seja, aquelas que recebemos das outras pessoas com quem nos relacionamos no dia a dia.
Imagem relacionada


A vibração do nosso Corpo Mental, exteriorizada sob a forma de pensamento, vai atrair pessoas com a mesma sintonia energética.
Da mesma forma, quando sentimos que a nossa energia está a ser consumida por alguém se chega a nós com essa intenção (consciente e/ou inconsciente) devemos limpar a nossa mente de ideias e pensamentos que alimentem esse fluxo, como ideias de retaliação, de raiva, de pena, de vitimização, etc… apaziguando a mente e serenando o coração, de onde emana a vontade que dá forma aos pensamentos.
 Os pensamentos quando dirigidos para alguém são magneticamente atraídos para o seu destinatário e descarregam-se sobre ele se encontram no seu corpo mental vibrações semelhantes; caso contrário, retornam ao seu criador e descarregam-se sobre ele, beneficiando-o ou prejudicando-o em função do seu conteúdo. Em qualquer dos casos, é gerado karma que tem de ser assumido pelo ser que o produziu”.

 – Maria Emília e José Caldas, no Livro "Na Senda da Espiritualidade".



Pesquisa, compilação, e orientação do ramo, Marta Sobral